Panelas antiaderentes: cuidados a ter!

O revestimento antiaderente das suas panelas acaba por se desgastar com o tempo, mas existem formas de prolongar a sua utilização. Seguem alguns conselhos que servem para panelas antiaderentes, caçarolas, frigideiras, grelhadores, mas também para formas de bolos ou tabuleiros de forno.

Não use utensílios de metal!

Não utilize utensílios de metal como colheres, garfos, batedores ou espátulas pois estes vão arranhar e estragar a superfície antiaderente da sua panela. Não corte comida com uma faca dentro da frigideira ou grelhador pois irá riscar a película antiaderente. Em vez disso, tente sempre utilizar utensílios feitos em madeira, borracha, silicone, nylon, plástico ou melamina. Hoje em dia existem imensas opções para substituir o utensilio metálico.

cuidados a ter com panelas antiaderentes

Evite mudanças acentuadas de temperatura!

Sabemos que muitas vezes acaba de cozinhar e coloca logo água fria na sua frigideira, grelhador ou caçarola para amolecer os restos da comida e ser mais fácil lavar. Não faça isso!! Colocar água fria na panela antiaderente quente faz com que ela vá deformando e uma panela deformada impede que o calor seja corretamente distribuído e perca as propriedades antiaderentes. Deixe esfriar um pouco antes de a lavar ou colocar de molho.

Evite cozinhar com temperaturas muito altas!

Temperaturas demasiado altas, por demasiado tempo, fazem com que o utensilio se deforme e por sua vez o revestimento antiaderente também, como consequência perde as propriedades antiaderentes. Uma frigideira, forma ou qualquer utensílio antiaderente mais económico não suporta temperaturas a cima de 200°C. Já um de qualidade superior suporta até 260°C. Verifique as recomendações do fabricante. Não deixe o utensilio vazio no fogo pois danifica toda o utensilio, não só o revestimento antiaderente.

panelas antiaderentes: cuidados a terConselhos de limpeza!

Lave as suas panelas antiaderentes com esponjas macias. Como já dissemos, superfícies antiaderentes são sensíveis ao metal e isso inclui esfregões abrasivos e palhas de aço. Pode não perceber no imediato, mas com o tempo vão aparecer sinais de desgaste.

Se não conseguir limpar todos os restos de comida á primeira, deixe o seu utensilio de molho, é melhor que o danificar.

Use detergentes suaves como os utilizados para lavar louça manualmente. Detergentes tipo Ajax ou anti-gorduras profundos não são recomendados por serem agressivos para o revestimento antiaderente.

 

Com estas dicas vai prolongar a vida útil da sua panela ou forma antiaderente, contudo, o tempo de vida médio de um utensilio antiaderente é cerca de 5 anos. Esteja atento a mudanças de cor na superfície antiaderente ou quando a superfície começar a descascar, está na altura de trocar.